14/07/18

Julho


- Meus filhos têm de aprender a voar – dizia a mãe extremosa a seus filhos de tenra idade. Temos muito que andar assim que o Outono chegar, neste país que nos abriga. A caminhada é longa e só o treino e a força nas asas nos salvam da exaustão.
Não sei o que se passa este ano, continuava a mãe andorinha, escutada com toda a atenção pelo seu companheiro de vida e respetivos filhotes. O sol não quer acordar, o frio e vento não nos querem deixar, a chuva parece andar muito saudosa e por isso não nos larga. Estou muito preocupada se isto continua. Já estamos no mês a que os humanos chamam Julho e Verão, porque os ouvi conversar. Até duvidei por momentos se não me teria enganado no calendário. Sei que já devíamos andar a treinar voos, pois Setembro chega que é um instante. Por isso, toca a aproveitar o pouco tempo de sol e sequinho para fazer exercícios acrobáticos. Temos muito caminho pela frente até que cheguemos de novo ao país que nos acolhe quando aqui é Inverno. Somos pássaros anunciadores de bom tempo, não de invernias. Hoje vocês não o sabem, mas vão aprender conforme forem crescendo.
Os pequenotes abeiraram-se no ninho, espreitaram, mediram a altura, sacudiram as asas e esvoaçaram, sempre seguidos pelo olhar atento dos pais. Um a um saltou sentindo que o céu se abria fugindo-lhe o pé, as asas e o fôlego, mas de repente, que maravilha, as asas em conjunto com as suas frágeis patinhas mantinham-nos no ar em voo. Os pais incitavam-nos dando-lhes instruções e formas de voar daquele modo que só as andorinhas sabem. Podia ouvir-se aquele piar que mais parece guincho alegre enchendo o ar e lá iam treinando golpes de asa.
Não sei se as andorinhas sabem as estações e consequentes meses do ano, mas sei que elas voltam a cada Primavera, a este país a que chamam Portugal.
É uma alegria vê-las chegar pois anunciam que a invernia fria e chuvosa terminou e a Natureza se prepara para rebentar em flores, folhas e verdes de tonalidade diferentes que despontam por todo o lado e abre a porta ao Verão, tempo quente e dias grandes, onde o sol e calor se fazem presença diária animando crianças e adultos e convidando aos prazeres da praia ou do campo, com os piqueniques à beira dos rios, onde bandos de crianças, chapinhando na água preenchem o espaço aéreo de chilreios como se fossem pássaros.
Todos os anos esta espécie de ritual se repete e todos os Julhos são Verões, menos neste.

Texto escrito para a tertúlia Et Quoi, cujo tema era Julho.

7 comentários:

Parapeito disse...

`Querida ne* sempre bom voar ao sabor das tuas palavras
Gostei muito de te ler aqui.
Deves saber que andorinhas sao dos meus pássaros preferidos...elas e as cegonhas :)
Que hajam sempre andorinhas em Portugal e no mundo anunciar dias serenos
brisas doces minha amiga ***

Graça Pires disse...

São as andorinhas que inventam a primavera…
Lindo e sábio o teu texto…
Uma boa semana.
Um beijo.

jorgesteves disse...

Fresco como uma brisa ou um golpe de asa, o modo como 'andorinhizas' o encadeamento do dizer sobre as andorinhas. Gostei, Teresa!
Como costumo dizer, ao invés do fado, a andorinha pode não fazer a Primavera, mas faz um ninho perfeito...
Abraço!
jorge

www.tintapermanente.pt

جمعة محمود disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
جمعة محمود disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
جمعة محمود disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jorge esteves disse...

'támos em Outubro, os árabes já se forem e as andorinhas 'tão q'ase a ir támem!...
Abraço.
jorge

wwww.tintapermanente.pt